As fortes chuvas que atingem o Leste de Minas Gerais fizeram com que o prefeito de Itueta (MG), Cláudio Borchadt (DEM), ficasse ilhado em um povoado da zona rural da cidade onde vive. Na manhã desta quinta-feira (24), a Defesa Civil da cidade informou que todos os acessos ao local estão obstruídos.

Ainda de acordo com o órgão, as seis pontes do local, que ligam o distrito de Quatituba à Vila Neitzel, cederam ou foram arrastadas pela água dos córregos que passam pela zona rural. O local é uma comunidade alemã, com aproximadamente 300 moradores. Carlos Borchadt ocupa a vaga deixada por Orestes Baldon (DEM), que morreu em 2013; na ocasião, Borchadt era vice-prefeito do município.

Moradores trabalham em casa destruída por queda de barreira, no distrito de Quatituba. (Foto: Leandro Santos Campos/Defesa Civil)
Moradores trabalham em casa destruída por queda de barreira, no distrito de Quatituba.
(Foto: Leandro Santos Campos/Defesa Civil)

Além da vila, toda a zona rural do município foi afetada pelas consequências das chuvas, e cerca de 1500 pessoas estão ilhadas. Segundo o coordenador da Defesa Civil, e também secretário municipal de infraestrutura da cidade, Leandro Santos Campos, 24 casas foram danificadas pelas chuvas e por quedas de barreiras na cidade, seis delas só no distrito de Quatituba; cerca de 50 pessoas foram levadas para abrigos comunitários. Apesar dos estragos, não há registro de feridos.

Ainda segundo a Defesa Civil, o município está sem o abastecimento de água, devido a um problema na adutora da cidade, mas informou também o problema já está sendo solucionado. A prefeitura da cidade decretou estado de emergência no dia 19 deste mês, devido às chuvas que atingem a região desde sexta-feira (18). O órgão disse ainda que os moradores das regiões atingidas precisam de doações de alimentos e água.