Quase mil moradores de Nicolândia, distrito da cidade de Resplendor (MG), ficaram desabrigados depois das fortes chuvas que cairam no local neste fim de semana. Cerca de 60% dos moradores da comunidade, de aproximadamente 1600 habitantes, estão desabrigados. Segundo a Defesa Civil, o corpo de um cadeirante foi localizado neste sábado (19) em meio aos escombros de uma casa que foi arrastada pela enxurrada.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer as famílias desabrigadas, mas, segundo os militares, a queda de uma ponte que dá acesso ao vilarejo está dificultando os resgates. A BR-259, principal via que liga o distrito a Resplendor, ficou parcialmente interditada e tem dificultado a chegada dos bombeiros ao local.

Quedas de barreiras interrompem parcialmente acesso a distrito

Pela manhã, ônibus atolou em estrada vicinal que liga Nicolândia a Resplendor (Foto: Juliely Piske/Arquivo Pessoal)
Pela manhã, ônibus atolou em estrada vicinal que liga
Nicolândia a Resplendor (Foto: Juliely Piske/Arquivo Pessoal)
 

Desde a última sexta-feira (18), a Defesa Civil de Resplendor está empenhada nas vias que ligam a cidade à Nicolândia. Na estrada vicinal do município, duas barreiras desmoronaram. De acordo com a Prefeitura Municipal, o deslizamento de terra foi provocado pelas intensas chuvas que caem na cidade desde quinta-feira (17).

A estrada possui cerca de 48 km, a maior parte sem asfalto. Segundo a Defesa Civil, o trecho próximo ao distrito de Bom Pastor já foi liberado. O restante do percurso segue impedido pela queda das barreiras, e as chuvas têm dificultado a limpeza da estrada. Além da equipe de oito homens da Defesa Civil e Secretaria Municipal de Obras, voluntários de fazendas vizinhas ajudam nos trabalhos.

Outra estrada, que passa pelos municípios de Pancas e Colatina, ambas cidades do Espírito Santo, também dão acesso ao distrito de Nicolândia. A Defesa Civil não soube estimar a distância pelo percurso alternativo. A estrada vicinal que liga Nicolândia a Resplendor, até o final deste sábado, permanecia parcialmente interditada.