Primeiro Festival Cultural de Itaporé movimenta Coronel Murta
Com a proposta de valorizar e difundir a cultura de Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha, foi aberto na manhã desta sexta-feira (04/11/2016) e segue até a noite de sábado o 1º Festival Cultural de Itaporé. A programação teve inicio com a Feira de Artesanato e apresentação da fanfarra da Abita – organização não governamental ligada ao Fundo Cristão.
O evento conta ainda com uma diversidade de atrações, entre elas, apresentação do violeiro Gesão do Vale, do cantor Eliezer Gonçalves, mostras de teatro, palestras e oficinas de canto coral e percussão.
O objetivo da festa, além valorizar e fortalecer a cultura da região, tendo como foco o resgate de tradições e costumes, é também o “fortalecimento da convivência comunitária, visando o desenvolvimento de crianças, adolescentes e familiares através das práticas artísticas e culturais do município”, segundo boletim divulgado pela Abita – Associação Beneficente de Coronel Murta que realiza o evento com apoio do governo de Minas, através do Fundo Estadual da Cultura.
Foto: Gazeta de Araçuaí
Origem de Itaporé
Itaporé era o antigo nome de Coronel Murta, município fundado por volta de 1908, com o nome de Arraial Boa Vista.
Em 1948, foi elevado a distrito com o nome de Itaporé que na linguagem indígena significa Cachoeira da Pedra. Em 1953, Itaporé torna-se município tendo-se desmembrado de Virgem da Lapa passando a chamar-se Coronel Murta, hoje com cerca de 9.500 habitantes.
Artesã Emília Felipe, de Coronel Murta (Foto: Gazeta de Araçuaí
(Fonte: Gazeta de Araçuaí)