Após passar por uma reforma emergêncial, a ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na cidade de Almenara, está sendo totalmente reformada pela empresa PROGEO Engenharia.

O projeto, após executado, permitirá a ampliação da capacidade do tráfego de cargas das atuais 24 toneladas para 45 toneladas. Importante via para a mobilidade dos munícipes de Almenara, o transporte de pessoas, bens e mercadorias, a ponte sobre o rio Jequitinhonha, situada no quilômetro 35 da MG 406, possui um volume de tráfego médio diário de 700 veículos.

A direção do DER/MG reuniu-se, no dia 21 de junho, com representantes da prefeitura de Almenara, da Polícia Militar, da Associação Comercial, de empresas de transportes de passageiros e da comunidade para apresentar os detalhes do projeto de recuperação e reforço estrutural da ponte.

O investimento estimado para este empreendimento é de R$ 6,5 milhões e a previsão de conclusão é no primeiro semestre de 2017. No primeiro semestre de 2015, foram executadas obras de emergência, depois que um dos pilares abalado devido à passagem de duas carretas transportando blocos de granito.

 Tudo começou em janeiro de 2015, quando a passagem de duas carretas bitrem provocou danos estruturais na ponte, que ficou interditada por aproximadamente quatro meses, enquanto o DER através da Empresa Novus Engenharia, fazia a reforma parcial, liberado o elevado com capacidade para veículos com carga de até 24 toneladas.

Esta paralisação afetou a cidade do Vale do Jequitinhonha de uma forma nunca antes vista, com prejuízos em todos os setores, desde o comércio até os transportes. A estrutura foi liberada no dia 30 de abril trazendo alívio para os almenarenses e região.