O escrivão da Polícia Civil,  Alan Couto, 30 anos, foi submetido a um novo procedimento cirúrgico na tarde deste domingo (9) no hospital João XXIII, em BH,  onde está internado desde quinta-feira (6), após ser baleado na cabeça por criminosos que fugiam da polícia, em Caçaratiba, distrito de Turmalina, no Vale do Jequitinhonha.

As informações são do delegado de  Capelinha,Thiago Rocha Ferreira. Ele disse que o escrivão continua em coma induzido, procedimento  usado para proteger o cérebro durante grandes neurocirurgias, e que a cada 24 horas, os médicos  retiram a sedação para estimular os reflexos do paciente. “ Se ele não consegue respirar sem ajuda dos aparelhos, ele volta a ser entubado. O Alan é jovem, muito forte e tem uma reserva respiratória muito boa, temos certeza de que vai se recuperar logo”, disse o delegado.

" Estou surpreendido com a recuperação dele", declarou à uma reportagem de TV de BH,  Alcir Matos Couto, pai do policial.

Natural de Araçuai, Alan Couto  é lotado na Delegacia de Capelinha, desde 2013.  Em operação conjunta de policiais civis e militares, Allan estava ao volante de uma viatura, quando houve troca de tiros, na quinta-feira (6), com os quatro bandidos que no dia anterior, em Araçuai, atacaram o  sítio do pai do ex-investidor Thales Emanuelle Maioline, de 40 anos, que ficou conhecido como o Madoff mineiro, depois de aplicar golpes  em torno de R$ 100 milhões no mercado financeiro. 


Em Araçuai, os bandidos, que se passaram por policiais, renderam Thales, a companheira dele, um filho adolescente do ex-investidor, o pai dele e um tio.  Em seguida, fugiram com o carro dele, um Chevrolet Cruze.  Os bandidos levaram ainda cerca de 20 armas usadas para decoração da casa.

No dia seguinte, o veículo e os suspeitos foram vistos na área rural de Turmalina, no Distrito de  Caçaratiba, no começo da tarde. Policiais civis e militares que realizavam cerco aos assaltantes, seguiram para o local e, quando se depararam com os criminosos na estrada de acesso ao distrito, foram recebidos a tiros.

“ Durante o tiroteio, eles abandonaram o Chevrolet Cruze, roubado em Araçuai e um Fox preto, roubado em  Caçaratiba,  e se embrenharam na mata”, informou o delegado de Capelinha.

“Naquele momento, a prioridade era salvar a vida do Alan que foi socorrido primeiro no hospital de Turmalina e levado de avião no final da tarde, para Belo Horizonte, em estado gravíssimo”, completou o policial.

Ele disse ainda que as buscas pelos criminosos prosseguem. Os dois carros foram rebocados para um pátio credenciado do Detran em Turmalina, no Alto Jequitinhonha.

“ Estamos agora trabalhando com o serviço de inteligência, na tentativa de prender os criminosos. Recebemos muitas informações desencontradas”, destaca o delegado Thiago Rocha, informando que os assaltantes são pelo menos cinco, foragidos da penitenciária de Teófilo Otoni e que três seriam de Araçuai.

“ No sábado, houve roubo de uma moto em Araçuai e acredito que tenha envolvimento de um deles.”, diz o delegado.

O bando é suspeito de praticar diversos crimes na região. Até o momento, ninguém foi preso.