Mais de 16 mil adolescentes participam do Campori em Ipatinga
Acampamento de Desbravadores segue até o dia 31 de julho. Jovens de três estados participam de atividades esportivas e gincanas.
O município de Ipatinga, no Leste de Minas Gerais, é conhecido por abrigar empresas ligadas ao setor da siderurgia, mas nesta semana a cidade está chamando atenção para uma atração diferente, o Acampamento de Desbravadores (Campori), que começou nesta quarta-feira (27) e termina no próximo domingo (31).
Para receber os cerca de 16 mil adolescentes, divididos em clubes, foi montada uma "nova cidade", na área do Parque Ipanema, um dos cartões postais de Ipatinga. O Campori é uma espécie de olimpíada, com apresentações e competições, e acontece a cada cinco anos. É o maior encontro da Igreja Adventista organizado na região Sudeste.
As companhias fornecedoras de água e energia elétrica do estado fornecem estrutura para o funcionamento da "cidade", que terá cerca de cinco mil barracas, shopping, hospital, praça de alimentação e museu.
Para alimentar esta verdadeira multidão, foram montadas mais de 300 cozinhas, além de uma espaço maior para produção dos alimentos consumidos ao longo do evento, com capacidade para produzir 15 mil refeições diariamente.
Toda a área de acampamento foi isolada, e para isso foram utilizados três km de cerca. Ainda segundo a organização, 39 inspetores são responsáveis por vigiar os adolescentes e garantir avaliação de alguns itens do evento.
Edson Rodrigues, um dos inspetores, tem o trabalho de manter tudo dentro da ordem. "O clube recebe 21 fichas e cada um desses itens são avaliados. Desde o acampamento em si, as condições das barracas, a limpeza e a frequência dos participantes no evento. Então, tudo isso é pontuado" disse o coordenador da inspeção.
Liliane Cassimiro, de 15 anos, integrante do Clube Portadores das Alianças, veio do Sul do Espírito Santos e contou que essa foi uma das melhores experiências vividas por ela.
"Já participei de outros Campori e sei que este é um local para conhecermos pessoas de todo lugar do Brasil. Fiz amizades verdadeiras que pretendo levar para a vida inteira. Sinto também que isso aconteceu com quase todo mundo que participou. Essa experiência foi única", declarou a estudante.