Cemig conclui obras em subestação e linha de distribuição no Leste
Subestação de Capelinha Trabalhadores durante a montagem da LD Governador Valadares - Tronqueiras
Destaques do Release:
- 1. Finalizada a reforma da subestação de Capelinha 1 e a montagem da linha de distribuição Governador Valadares – Tronqueiras.
- 2. Informações sobre as obras de alta tensão que vão ser concluídas no Leste, até o final de 2016.
A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig finalizou a reforma da Subestação (SE) Capelinha 1 e a montagem do novo traçado da Linha de Distribuição (LD) que liga as subestações de Governador Valadares à Usina de Tronqueiras. Concluída em junho, as obras somadas totalizam um investimento de mais de R$ 1,5 milhão de reais em melhorias da estrutura do sistema elétrico.
A SE Capelinha 1 recebeu um novo disjuntor de 69 kV, dispositivo que protege o sistema elétrico. Foram instalados também dois secionadores, preparando a subestação para receber a interligação com a nova SE Itamarandiba, cujas obras foram iniciadas no início de junho. Só neste empreendimento a Cemig vai beneficiar mais de 11 mil clientes.
A Linha de Distribuição Governador Valadares 2 – Tronqueiras 34,5 kV também teve sua montagem concluída. O objetivo desta obra foi fazer um desvio na LD a fim de garantir a segurança das estruturas e uma maior confiabilidade no fornecimento de energia na região.
Obras de Alta Tensão
A Empresa prevê a conclusão de investimentos da ordem de R$ 104 milhões somente nas obras de alta tensão da região leste do Estado no ano de 2016, o que representa um incremento de quase 60% em relação aos investimentos concluídos em 2015. Durante este ano, está programada a conclusão das obras de ampliação das SEs Caratinga, Lajinha, Guanhães e a construção da nova SE Itamarandiba.
Está em andamento a construção de quase 200 km de linhas de distribuição que interliga os municípios de Capelinha, Itamarandiba, Jequitinhonha, Almenara, Araçuaí e Salinas, cujas obras estão programadas para serem concluídas até o final do ano. Está sendo instalado também um sistema de medição de perdas elétricas em 5 subestações e um sistema de separação de água e óleo em 6 subestações da região, beneficiando o meio ambiente.
Todas essas obras têm como principal objetivo melhorar a qualidade e o nível de tensão da energia distribuída, além de tornar o processo de distribuição mais eficiente. De acordo com o engenheiro de empreendimentos, Aguinaldo Lopes Martins, a Cemig tem investido na melhoria do sistema elétrico. “Apesar do momento de crise econômica no país, a Empresa tem sustentado seus investimentos e a região Leste está sendo fortemente beneficiada” informou. Além das melhorias para o fornecimento de energia , o empreendimento gera emprego e renda para diversos municípios da região.