44º BPM - Almenara Contra as Drogas
Foram realizadas nas Escolas Estaduais Joel Mares, Laudelina Dias Lacerda, Tancrêdo Neves e Joviano Naves a “Roda de Conversa” com os pais dos alunos dessas escolas, onde foram tratados assuntos referentes a educação, comportamento, dependência química, tratamento e reinserção social. Essas escolas estão participando do projeto Almenara Contra as Drogas no ano de 2013, nas categorias música, teatro, documentário e produção de texto, todas relacionadas ao tema drogas.
Os trabalhos fazem parte do projeto Almenara Contra as Drogas que são desenvolvidos pela Polícia Militar, Ministério Público, Pastoral da Sobriedade, Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas e SESC – Laces Almenara, onde o representante do Ministério Público abordou a questão da responsabilidade e deveres concernentes a uma boa educação e a necessidade de acompanhamento do menor no aprendizado, com apresentação de uma dosimetria necessária no que tange à cobrança, incentivo e policiamento do menor pela família com abordagemao Estatuto da Criança e do Adolescente.
A Polícia Militar abordou a necessidade de observação do comportamento do menor e a suas mudanças, com o propósito de identificar um possível envolvimento com a criminalidade em especial ao consumo e tráfico de drogas.
O SESC Laces Almenara abordou a questão da saúde e os impactos negativos causados ao dependente químico, evidenciando a necessidade de acompanhamento com vista a prevenir o envolvimento das crianças e jovens com as drogas. A pastoral da sobriedade utilizou um depoimento para focar o sofrimento do dependente e da família dele que torna-se co-dependente.
Todos os participantes do projeto estão na rede do Conselho Municipal de Segurança Pública do município de Almenara.
Fonte: Assessoria de Comunicação - 44º BPM