A Polícia Militar prendeu na  terça-feira (14) quatro  homens e uma mulher que  confessaram um plano para assaltar um pedrista na cidade de Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha. Eles não revelaram quem seria o pedrista.

Três dos suspeitos, sendo dois deles residentes em Bom Jesus da Lapa, no estado da Bahia, e a mulher, natural de São Paulo, foram presos em Salinas . Os outros  dois, em Coronel Murta, cidade vizinha.

Foram apreendidos três revólveres e uma pistola, vinte cartuchos calibre .38 e sete calibre .32,   além de 15 cartuchos .380

Um veículo Sandero Renault, que estava escondido em uma fazenda a 10 km de Coronel Murta e que seria utilizado no assalto, também foi apreendido.

O carro havia sido roubado de uma mulher, na cidade de Virgem da Lapa, a 57 km de Coronel Murta.Um homem identificado como André Pereira Santos,vulgo Dogão, de 35 anos, vigiava o veículo. Ele tentou fugir com a chegada da polícia , mas foi alcançado, imobilizado e  preso. Dogão confessou que é foragido da Justiça de Araçuai mas, não existe nenhum mandado de prisão contra ele.

A ação policial foi possível depois que um taxista de Salinas suspeitou de dois homens que desembarcaram na rodoviária daquela cidade na segunda-feira, 13 de junho, e pediram para que ele os levassem à uma pensão. Desconfiado, o taxista avisou a Polícia que ao fazer a abordagem dos suspeitos, acabou apreendendo as armas e as munições.

Os suspeitos contaram que estavam em Salinas, aguardando a chegada de um outro elemento da cidade de Coronel Murta. Ele seria um dos mentores do assalto.

Diante da informação, policiais descaracterizados montaram operação  e prenderam Emerson Francisco Santos,24 anos, quando ele chegava em uma moto, alugada em Coronel Murta. A proprietária da moto, residente no bairro Maria da Glória, será intimada para prestar esclarecimentos.

RELEMBRE

Em maio do ano passado, uma quadrilha realizou em Barra do Salinas, distrito de Coronel Murta, um assalto cinematográfico, levando da casa de um pedrista cerca de 150 quilos de pedras preciosas e cristais e R$ 150 mil em dinheiro.

No assalto, foram usados três veículos, entre eles, um gol prata sem placa, uma blaizer imitando viatura da Polícia Civil que foi encontrada completamente queimada em uma estrada a poucos quilômetros do distrito.

Pelo menos 13 pessoas participaram do roubo, entre elas uma mulher.

O grupo acabou sendo preso pela Polícia Federal, em abril deste ano, em Montes Claros.

Emerson acabou confessando que levaria o grupo a um outro elemento, identificado como André Pereira Santos, conhecido por Dogão que  foi preso por policiais de Coronel Murta,Araçuai e Salinas, na tarde de terça-feira, em uma fazenda a 10 km de Coronel Murta. Natural de Coronel Murta, ele vigiava o carro que seria usado no assalto.