O presidente da União Brasileira de Municípios (Ubam), Leonardo Santana, garantiu ontem (30/5) que vai protocolar, ainda esta semana, na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em Brasília, solicitação da entidade que pede a instalação do Terminal Aeroportuário Regional do Vale do Jequitinhonha, no Município de Itaobim.

O dirigente municipalista já havia garantido o pleito durante a Audiência Pública realizada no último dia 20, pela Câmara Municipal de Itaobim, na AABB, na qual foi debatido o Projeto da Zona Franca do Semi-Árido, cujo Pólo mineiro será sediado no município, com a esperança de gerar milhares de novos empregos e renda para todas as cidades que compõem o Vale. O evento foi prestigiado por cerca de 900 participantes, entre eles deputados, prefeitos, vereadores e várias autoridades estaduais e municipais que representam os municípios do semi-árido de Minas.

“O município de Itaobim, com seus 21.000 habitantes e densidade populacional de 30 habitantes por Km², possui uma área total de 679 Km², estrategicamente situada no meio do Vale do Jequitinhonha, com 249 metros de altitude, em relação ao nível do mar. Além disso, Itaobim é dividida pela BR-116, tendo acesso privilegiado pela BR-342 e BR-367. Banhada pelo fabuloso Rio Jequitinhonha, essa cidade se constitui no ponto de convergência que vai estabelecer o desenvolvimento de todo Vale”. Disse o presidente da Ubam.

Segundo Leonardo, o acesso aéreo mais próximo de Itaobim, para as capitais do país, fica a 226 quilômetros, no município baiano de Vitória da Conquista. A construção do “Aeroporto Regional do Vale do Jequitinhonha”, em Itaobim, beneficiará todos os municípios do Vale, tornando possível se conseguir que companhias aéreas executivas de pequeno e médio porte, como a Passaredo e Azul, operem seus voos para Guarulhos, Brasília e Recife, ligando o Vale ao resto do país.