Dom Darci José Nicioli, que ficou conhecido por falar de 'jararacas' durante missa no Santuário Nacional de Aparecida, se referindo a um discurso do ex-presidente Lula, toma posse neste domingo como novo arcebispo metropolitano de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha.

Em cerimônia aberta ao público na Catedral Metropolitana de Diamantina, às 15h30, ele assume o posto deixado por Dom João Bosco, que se aposenta aos 75 anos. O novo arcebispo vai comandar 34 paróquias, incluindo o Serro.

Dom Darci é mineiro de Jacutinga, tem 57 anos e foi ordenado sacerdote em 1986. Se tornou bispo em 3 de fevereiro de 2013. No período de 2009 a 2013, exerceu função de superior e reitor do Santuário Nacional de Aparecida e vigário geral da província Redentorista de São Paulo (2013-2014).

Ele é mestre em teologia pelo Pontifício Ateneo St. Anselmo de Roma e tem como lema episcopal “Que a tua luz brilhe”. Durante a 53ª Assembleia Geral da CNBB, em abril de 2015, foi nomeado presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação para o quadriênio (2015-2019).

POLÊMICA
 
Em março, durante uma missa no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, o bispo não citou o nome de Lula, mas orientou os fiéis a vencer o mal “daqueles que se autodenominam jararacas”. “Peça, meu irmão e minha irmã, a graça de pisar a cabeça da serpente, de todas as víboras, que insistem e persistem em nossa vida, daqueles que se autodenominam jararacas. Pisar a cabeça da serpente, vencer o mal pelo bem”, disse o religioso na homilia. A fala do bispo gerou polêmica. 
 
Veja o vídeo: