Cidades do Leste passam a contar com restabelecimento automático de energia
Serviço alcança mais de 50 mil habitantes da região
Municípios do Vale do Aço, Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha já estão contando com sistemas de restabelecimento automático do fornecimento de energia elétrica, conhecido como self-healing. O sistema implantado pela Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig permite restabelecer, de forma automática, o fornecimento de energia por uma fonte suplementar, nos casos em que ocorre perda da fonte principal de abastecimento.
Quando, por uma causa acidental, houver problema na rede principal que alimenta a cidade, o sistema de automação e controle atua imediatamente para isolar o trecho com defeito e aciona o atendimento aos clientes do município por uma fonte auxiliar. “Com a utilização desse sistema reduzimos o tempo de interrupção de energia para nossos clientes de maneira considerável, pois todo o processo, desde o início da ocorrência até o atendimento pela fonte auxiliar, dura menos de três minutos”, afirma o engenheiro do sistema elétrico, Madsson Lucio Oliveira, da Cemig.
A implantação desse novo serviço foi realizada nas cidades de Antonio Dias, Capitão Andrade, Cuparaque, Entre Folhas, Malacacheta, Nova Módica e Serra Azul de Minas. Ao todo, a Cemig investiu no projeto cerca de R$ 350 mil reais, beneficiando uma população de mais de 50 mil mineiros.