O índio brasileiro trilhando melhores caminhos
Txoekin Pataxó tem 27 anos, mora na Aldeia Candonga Guanhães no Vale do Suaçuí e estuda na IFMG-CAMPUS São João Evangelista
Com o desenvolvimento tecnológico e cultural, o governo federal está investindo no conhecimento tecnológico das tribos brasileiras, dando suporte financeiro aos jovens indígenas.
O projeto federal que incentiva o nativo brasileiro a estudar e crescer nas faculdades federais. O exemplo dessa grande conquista veio do universitário indígena José Sirlei dos Santos, que tem o nome indígena Txoekin Pataxó (Pássaro na língua indígena) que será o primeiro engenheiro índio da categoria Sistema de informação do ensino superior do Instituto Federal de São João Evangelista.
Orgulho para sua etnia, Txoekin Pataxó, frequenta assiduamente o curso com humildade e sabedoria. Fazendo jus ao nome, esse índio voará muito alto e terá uma visão melhor para ajudar a desenvolver a sua terra, respeitando a natureza e protegendo os descendentes do Brasil.
Ao lado da sua namorada Marcianita Barroso, correspondente do Programa Arte Opinião da TV Record e Colunista Política e Social (foto). Txoekin Pataxó é recebido com muito carinho pela estrela do programa Tessa Damasceno e sua equipe.
Fonte: Jornal Destaque dos Vales