Com o prontuário eletrônico o atendimento em saúde inclui o envolvimento e a participação de uma variedade de profissionais: dentistas, médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, e outros.

 Além disso, este atendimento ao paciente pode ocorre em diferentes locais. Para realização destas atividades, são necessárias múltiplas informações de diferentes fontes, que vão garantir a continuidade do processo de cuidado. São fontes diferentes de dados, gerando consequentemente uma grande variedade de informações.

Tais dados precisam ser organizados de modo a produzir um contexto que servirá de apoio para tomada de decisão sobre o tipo de tratamento ao qual o paciente deverá ser submetido, orientado todo o processo de atendimento à saúde de um indivíduo ou de uma população.

Com isso o paciente pode ter a certeza de que mesmo sendo atendido por profissionais diferentes em momentos diferentes, todos os seus dados que são importantes para a formulação do diagnóstico, definição de qual tratamento ou remédio a ser receitado, estão sendo utilizados da melhor maneira possíveis; trazendo muito mais segurança para o paciente.