No dia 24 de fevereiro, acontece em Almenara a primeira reunião de orientação e preparação para implantação dos serviços regionalizados da Proteção Social Especial (PSE), no Território de Desenvolvimento do Médio e Baixo Jequitinhonha. A iniciativa é da Subsecretaria de Assistência Social, da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, com o apoio da Diretoria Regional da Sedese de Almenara.

O objetivo da reunião é informar e esclarecer dúvidas dos gestores da assistência social dos municípios abrangidos pelo PAEFI - Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos, ofertado pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) Regional e pelo Serviço Estadual de Família Acolhedora, além de construir um modelo de gestão compartilhada que possibilite a efetividade dos serviços.

O encontro será dividido em dois momentos: na parte da manhã será abordada a implantação do Creas Regional. Para esta discussão foram convidados representantes dos municípios de Bandeira, Mata Verde, Palmópolis, Rio do Prado, Rubim, além de Almenara. À tarde o tema será a implantação do Serviço Estadual de Família Acolhedora e estarão presentes gestores de Almenara, Bandeira, Mata Verde, Palmópolis, Rio do Prado, Rubim e Divisópolis.

A iniciativa está contida no Plano de Regionalização da PSE. A regionalização é uma estratégia para universalizar os serviços de proteção especial de média e alta complexidade para municípios com até 20 mil habitantes.

Os serviços de média complexidade atendem famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade, com direitos violados, porém inseridos no convívio familiar. Serviços de média complexidade se referem à implantação da Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) nos Creas Regionais e municipais.

A proposta da Sedese prevê a implantação de um Creas em Almenara e sugere ainda a instalação dos Creas nos municípios de Peçanha, no Território de Desenvolvimento Vale do Rio Doce; Águas Formosas, Mucuri; Diamantina, Alto Jequitinhonha; Januária, Norte; Caratinga, Vale do Aço; Barbacena, Vertentes; Ponte Nova, Caparaó; Morada Nova de Minas, Central; Guanhães, Metropolitano; e Piumhi, Sudoeste.

A Regionalização da PSE preenche uma lacuna histórica. Pela primeira vez o Governo de Minas Gerais, assume de forma compartilhada com os municípios, a oferta de serviços para indivíduos e famílias que sofreram violação de direitos.

Reunião de Orientação e Preparação para Implantação dos Serviços Regionalizados da Proteção Social Especial
Data - 24 de fevereiro
Horário - 9 às 17 horas
Local - Auditório da Regional SEDESE de Almenara
Rua Floriano Peixoto, Nº 36, Centro, Almenara - MG.