A Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) e sua autarquia, o Idene, autorizaram a perfuração de poços artesianos para os municípios que estão com decreto de situação de emergência, homologado pela Defesa Civil até 22 de dezembro de 2015. O investimento de cerca de R$ 15 milhões faz parte do Plano de Urgência para Enfrentamento da Seca, lançado pelo governador Fernando Pimentel, no mês de dezembro. A previsão é de que 482 poços sejam perfurados.

Nesta primeira etapa, 125 poços serão perfurados nos municípios de Araçuaí, Arinos, Bonito de Minas, Brasília de Minas, Cachoeira do Pajeú, Caraí, Carbonita, Carlos Chagas, Chapada do Norte, Chapada Gaúcha, Franciscópolis, Icaraí de Minas, Itambacuri, Japonvar, José Gonçalves de Minas, Ladainha, Leme do Prado, Malacacheta, Mata Verde, Minas Novas, Mirabela, Monte Azul, Pai Pedro, Ponto dos Volantes, Porteirinha, Salinas, Santo Antônio do Jacinto, São Francisco e Virgem da Lapa.

Todavia, para que os serviços sejam executados é necessário que as prefeituras entreguem a documentação solicitada nas regionais do Idene. Os documentos exigidos estão disponíveis no site www.sedinor.mg.gov.br. 

Segundo o secretário da Sedinor "existem muitas comunidades que já têm os poços perfurados, porém não são utilizados por falta de uma bomba ou de tubulação para levar água às famílias. A autorização atual também vai permitir o fornecimento desses equipamentos e materiais onde for necessário". 

Secretário disse ainda “a intenção é solucionar estes problemas em parceria com as prefeituras, que ficarão responsáveis pela instalação dos equipamentos nos poços perfurados”.