Moradores fecham BR-381 durante protesto em Governador Valadares
Grupo manifestava contra o fim da distribuição de água na cidade. População alega falta de água nas torneiras, e distribuição é necessária.
Moradores do Residencial Vitória bloquearam parte da BR-381, na tarde desta sexta-feira (22), em protesto contra o fim da distribuição de água mineral pela Samarco, em Governador Valadares. Queimando pedaços de madeira, os manifestantes interromperam o trânsito no Anel Rodoviário por volta das 16h20, em uma das saídas para Ipatinga.
“Queremos água”, repetiam os manifestantes em coro. A empregada doméstica Débora Camila disse que é contra o fim da distribuição de água na cidade. “A situação está pessima, não tem água nas torneiras, quando vai pegar a mineral passa muita humilhação, tem que ficar horas e horas na fila pra pegar um fardo. A gente nem tem água nas torneiras, em uma semana, se cai água dois dias é muito. Aqui é dificil demais”, desabafou ela.
O pedreiro Ernandes Dias também destacou a dificuldade dos moradores, e criticou o modo como a água foi distribuída no bairro. “Aqui tem muita gente, vinha o caminhão de água sem policiamento, as pessoas que chegavam do trabalho mais tarde ficavam sem pegar água. Estamos reivindicando porque não pode parar a distribuição. Essa água do SAAE, quem garante que está boa? A gente tem criança, tem filho, a gente não confia nessa água”, explicou o morador.
O G1 entrou em contato com a Prefeitura, que informou que Córrego do Onça, que abastece a população do Bairro Vitória, encheu e transbordou nesta quinta-feira (21), impedindo a captação e o abastecimento. Segundo a Prefeitura, o serviço já voltou ao normal.
O G1 também entrou em contato com a Samarco, mas até a publicação desta reportagem não houve resposta.