A prefeitura de Governador Valadares (MG) informou na manhã desta sexta-feira (22) que 163 pessoas, de 30 famílias, tiveram que deixar suas casas por causa das chuvas. Até essa quinta-feira (21), o número de desalojados era de 76 pessoas. As famílias estão em abrigos da prefeitura. Segundo o município, a Defesa Civil fez 50 atendimentos desde a terça-feira (19), duas casas desabaram, mas ninguém se feriu.

Apesar de ter aumentado o número de pessoas desalojadas, o nível do Rio Doce diminuiu. Na noite dessa quinta-feira o rio estava em 3,23 metros, e na manhã desta sexta-feira em 2,72 metros. A prefeitura disse que, segundo um boletim da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), órgão federal que monitora o Rio Doce, a tendência é que caia ainda mais durante o dia.

Sobre o abastecimento de água na cidade, a prefeitura disse que as Estações de Tratamento de Água (ETA) Central e do Bairro Santa Rita continuam tratando e distribuindo água normalmente. A ETA do bairro Vila Isa, que teve de interromper a captação de água na tarde de quinta-feira (21), devido a o nível Rio Doce ter atingido a casa de bombas do local, já voltou a operar, e está captando e tratando a água. Segundo o município, o abastecimento ainda leva um tempo para se normalizar, pois as redes precisam encher novamente, para alcançar as partes altas da comunidade.

Ainda segundo o município, a maior parte das ocorrências atendidas pela Defesa Civil são de quedas de muros. Os bairros mais atingidos pelos estragos causados pelas chuvas são o Santa Rita, JK I, JK II, JK III, São Paulo, Santa Terezinha, São Tarcísio, São Pedro e Ilha dos Araújos. A Defesa Civil alerta para que moradores de áreas de risco fiquem alertas, pois ainda há previsão de chuva para cidade durante o dia.