O nível do rio Araçuai , na cidade homônima no Vale do Jequitinhonha (MG), segue subindo e obriga alguns moradores da região mais baixa a deixarem suas casas na tarde desta quinta-feira (21) .

A medição das águas oscila entre 2,48 m e 2,50 m e há muita correnteza. Mas a situação pode piorar.  Afluentes do rio, que desembocam ali, já apresentam cheia e por isso o nível do Araçuai deve se elevar. A maior vazão deve ocorrer nas próximas 72 a 96 horas,de acordo com a Defesa Civil.

“ Estamos mantendo o nível de alerta. Há previsão de 40 milímetros de chuva em Carbonita, Capelinha e Itamarandiba, onde existem afluentes do rio Araçuai”, informou nesta tarde, o Sargento Ernani Martins, do setor de Comunicação da Companhia de Polícia de Araçuai.

Segundo ele, foram realizadas nesta quinta-feira duas reuniões com a Coordenadoria de Defesa Civil na prefeitura de Araçuai para traçar as ações emergenciais.

O prefeito do município, Armando Paixão (PT) não se encontra na cidade. A reunião foi presidida pela vice-prefeita, Rita Capdeville.

A prefeitura está disponibilizando caminhões para auxiliar as famílias ribeirinhas, principalmente aquelas que moram na rua Gentil de Castro ( rua de Baixo ) a deixarem suas casas.

Escolas do município já foram abertas para alojar as famílias. Apesar do risco, muitos comerciantes da parte baixa não acreditam que o nível do rio possa atingir os estabelecimentos.

“ As águas estão subindo com muita rapidez.. Vou para a casa de uma amiga”, observa a dona de casa Rita Aparecida Martins da Silva, que mora com um filho e a irmã na rua Leopoldo Pereira, às margens do Córrego Calhauzinho que está represado, deixando isoladas inúmeras famílias dos bairros Arraial; Lazaredo e Nova Esperança.

A travessia para estes bairros, está sendo feita por um pequeno barco.

O volume de precipitação na cidade e arredores  está mais fraco nesta quinta-feira (21) mas permanente.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), existe o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, queda de galhos de árvores, incidência de descargas elétricas  em todo o estado.

 

Previsão do tempo

A  previsão de chuva permanece neste fim de semana em todo o estado

Sérgio Vasconcelos

Repórter