Com uma política educacional voltada para o atendimento do jovem, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) autorizou para 2016 a ampliação de turmas de ensino médio no turno noturno. Em 2015, 21.962 estudantes cursaram o 1º ano do ensino médio em escolas da Rede Estadual de Ensino no turno da noite. Para 2016, a previsão inicial do Plano de Atendimento Escolar é que 33.646 alunos concluintes do ensino fundamental ingressem no ensino médio neste período do dia. 

"Toda demanda que chegou foi atendida e em alguns casos foram autorizadas turmas com um número inferior ao previsto na legislação para atender a demanda de distritos ou de uma cidade pequena que só tem uma escola, da educação do campo, indígena e quilombola", ressalta a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Mendonça. 

O número de estudantes do ensino médio que estudam no noturno ainda deve aumentar. A maioria dos estudantes que se inscreveram na Campanha Virada Educação Minas Gerais e que desejam retomar seus estudos optaram por estudar à noite, como explica Augusta. 

"Trazendo para a centralidade da política educacional a pauta da juventude, a Secretaria fez o chamamento por meio da campanha VEM de todos os jovens que quisessem retomar seus estudos. Nesse sentido, as escolas serão reorganizadas para atender a essa demanda. Até o momento pela campanha temos cerca de 11.600 jovens inscritos e 79,6% deles declararam que querem estudar à noite", conclui a subsecretária. 

Educação de Jovens e Adultos 

Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) o número de alunos também foi ampliado. Em 2015, eram 39.235 estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental e 98.120 alunos no Ensino Médio. Para 2016, serão 44.870 alunos nos anos finais do ensino fundamental e 117.800 no ensino médio. A EJA visa atender jovens e adultos que não tiveram oportunidade de estudo e que desejam completar a Educação Básica.