Descaso: Viveiro Florestal de Almenara abandonado
O Vereador Demão depois de receber uma denúncia foi verificar de perto a situação na qual se encontra o Viveiro Florestal de Almenara na manhã desta segunda-feira, 21 de dezembro de 2015. Segundo ele, o Viveiro pertencia ao Município e tempos atrás foi repassado ao IEF que não vem cuidando deste importante benefício.
O que aconteceu é o seguinte, descreve Demão: “conforme uma conversa com a prefeita de Almenara cuja mesma alegou que o município não tem mais responsabilidade com o Viveiro, ou seja, o local é de inteira responsabilidade de Instituto Estadual de Floresta.”
Porém, em conversa com o servidor estadual que cuida do local, o mesmo alegou, conforme Demão, que após o interrompimento de água por parte da Copasa, e a dificuldade em trazer água do rio Jequitinhonha, através de regadores, que fica a poucos metros do viveiro, mas o mesmo só dispõe de alguns regadores, sendo impossível regar todas as mudas ali existem. E outras dificuldades ainda foram abordadas pelo responsável pelo local, ou seja, está se correndo o risco de perda total das mudas ali existentes.
Para Demão, uma solução simples poderia resolver o problemas: “aquisição de uma bomba sapo, para extrair água do rio sem mesmo a necessidade de água tratada da Copasa.”
Ele aguarda resposta imediata do órgão responsável pela manutenção do viveiro, pois considera o problema grave e não há como conceber tal negligência por parte do IEF.
“Em tempos de preservação do meio ambiente, o que foi visto é um total descaso para com a natureza. O viveiro florestal de Almenara era motivo de grande orgulho para mim como também todos os almenarenses e hoje a gente vê tudo se perdendo é motivo de tristeza sem fim.” – completa o Vereador Demão.