O vereador Saulo Manoel (PT), que atropelou e matou um idoso de 72 anos, na noite de segunda-feira (14) no Bairro Bom Jardim, em Ipatinga (MG), pagou fiança de R$ 10 mil e foi liberado nesta terça-feira (15).

Segundo o advogado, Carlos Castilho, o vereador responderá em liberdade por homicídio culposo. Ele explicou ainda que tudo foi resolvido, mas o vereador terá que prestar depoimento sempre que for convocado em juízo.

De acordo com a Polícia Civil, o vereador foi detido em flagrante e só foi liberado porque pagou fiança. Saulo Manoel não possui habilitação e tem problema de visão.

Segundo o artigo 302, do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9503/97), a pessoa que pratica um homicídio culposo [quando não há intenção de matar] na direção de um veículo automotor, está sujeita a uma pena de detenção de dois a quatro anos, e suspensão ou proibição de se obter permissão ou habilitação para dirigir. 

Ainda de acordo com o Código, a pena é aumentada de um terço à metade se a pessoa não possuir Permissão para dirigir ou Carteira de Habilitação ou se praticar o crime em faixa de pedestres ou na calçada, e ainda deixar de prestar socorro, quando possível, à vítima.