Seminário Ambiental em Ponto dos Volantes condena desmatamento
Os municípios reivindicaram maior critério quanto ao desmatamento desenfreado que assola a região do Vale do Jequitinhonha,onde licenças para realização do desmatamento, são liberadas por órgãos dos Governos Estadual e Federal sem consulta aos municípios
Prefeitura Municipal de Ponto dos Volantes realizou no dia 25 de novembro o Io Seminário Ambiental do Município, com o objetivo de discutir a crise hídrica que assola a região do Vale do Jequitinhonha.
Entre os temas abordados se destacaram:
A criação de um plano regional para recuperação da bacia do Rio Jequitinhonha e em Ponto dos Volantes recuperação dos rios São João Grande e Anta Podre;
Ficou acertado a elaboração de um manifesto com diversas sugestões e reivindicações, que será encaminhado aos governos estadual e federal. Será criada uma Agenda Permanente a ser definida em um próximo evento regional, através da AMEJE - (Associação dos Municípios do Médio Jequitinhonha).
Com o objetivo de chamar a atenção de toda a população, municípios vizinhos e lideranças regionais para a escassez da água, o município de Ponto dos Volantes deu o primeiro passo com a realização do seminário, que contou ainda com diversas palestras educativas.
Na oportunidade os Municípios reivindicaram maior critério quanto ao desmatamento desenfreado que assola a região do Vale do Jequitinhonha,onde licenças para realização do desmatamento, são liberadas por órgãos dos Governos Estadual e Federal sem consulta aos Municípios ou qualquer paramento, causando uma flagrante destruição da Mata Atlântica local e por consequência a degradação da natureza.
O seminário contou com a Presença dos Prefeitos, José Alves (Itaobim), Ademar Marcos (Itinga), Francisco Eletâncio (Coronel Murta), Cândido Ferraz (Ponto dos Volantes) e ainda contou com a participação de representes de diversas prefeituras da região e do Vale do Mucuri, diversos segmentos da sociedade, associações comunitárias e sindicatos.