Em virtude da recente crise hídrica que tem afetado diversos municípios mineiros, especialmente alguns do Vale do Jequitinhonha, a prefeita de Almenara, Fabiane Ferraz Gil Figueiredo, entrou em contato com a COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) para verificar as condições hídricas do município.

Preocupada com a situação, a mandatária solicitou, através de ofício, que a Gerente Regional, Darlane Ribeiro Nepomuceno Guedes, prestasse um esclarecimento se haveria condições para a continuidade do abastecimento sem a  possibilidade de racionamento em um futuro próximo e a causa da falta d’água que tem assolado cidades e distritos circunvizinhos.

Respondendo ao ofício enviado pela Prefeita, a Gerente garantiu à mandatária e à população que, apesar das condições climáticas adversas, o abastecimento de água em Almenara não será afetado, uma vez que a fonte de captação, o Rio Jequitinhonha, ainda se encontra em condições de fornecer água para o processo. Quanto à questão da falta d’água em outras cidades próximas, Darlane afirmou que a COPASA não detém a concessão da distribuição de água nestes locais, não tendo, portanto, competência para avaliar a situação.