A lama das barragens da Samarco rompidas em Mariana chegou ao mar, em Linhares, no final da tarde deste sábado (21). Os rejeitos de minério atravessaram o povoado de Regência e começaram a desaguar no litoral capixaba por volta das 16h. As primeiras imagens mostram a lama atingindo um dos pontos de encontro do Rio Doce com o mar. 

A Justiça estadual determinou nesta sexta-feira (20) o aumento da abertura da foz do Rio Doce, na região de Regência, para que a lama chegue ao mar com maior facilidade e se dilua rapidamente.

 A decisão se contrapõe à determinação da Justiça Federal, que na última quarta-feira (18) pediu que a Samarco apresentasse um plano de contenção da lama antes de chegar no oceano, com vê multa diária de R$ 10 milhões em caso de descumprimento.

 A mineradora apresentou à Justiça Federal do Espírito Santo um pedido de suspensão da ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF-ES). Até o momento, a decisão da Justiça Federal quanto ao pedido não foi publicada.
 
Rompimento das barragens
 
Duas barragens se romperam na tarde do dia 5 de novembro, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais. Oito pessoas morreram e alguns moradores ainda estão desaparecidos
A lama das barragens invadiu o Rio Doce e prejudicou o abastecimento de água em Baixo Guandu, Colatina e Linhares.