Na manhã desta quarta-feira (18/11), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento de Econômico de Minas Gerais (SEDE), por meio do Fórum Permanente Mineiro das Micro e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG) e a Associação Mineira de Municípios (AMM), lançou um novo produto para estimular a economia nos municípios, o Auxílio-Educação.

A iniciativa pretende ser alternativa para as prefeituras que distribuem, anualmente, kits escolares aos alunos da educação infantil e do ensino fundamental, comprados através de licitação. Com o Auxílio-Educação, as famílias receberão um cartão com o crédito pré-definido pelo município e poderão comprar, elas mesmas, o material escolar no comércio local.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, destacou que o recurso representa uma chance de reter valores enormes no estado. “A maioria das licitações é vencida por empresas de São Paulo ou do Sul do Brasil. Com o Auxílio-Educação, o dinheiro da prefeitura ficará no próprio município, representando um grande diferencial para o crescimento local”, destacou Rôso.

O produto, que já é adotado em algumas cidades do Brasil, foi uma proposta da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte junto ao Fopemimpe. Para o vice-presidente da instituição, Marco Antônio Gaspar, a iniciativa tem tudo para dar certo. “O Auxílio-Educação representa um novo fôlego para o comercio local. É um grande passo para o fortalecimento das micro e pequenas empresas de Minas Gerais”, reforçou..

Já a o presidente da AMM, prefeito António Júlio, exaltou a importância dos governos de repensar processos e fazer mudanças. “Precisamos ter coragem para dar alguns passos que podem facilitar a vida dos cidadãos. O projeto exige persistência, por mudar paradigmas, mas tem tudo para dar certo”, ratificou o prefeito.  

Acordo de Cooperação

Na ocasião, também foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a SEDE e o Sebrae-MG. Documento pretende permitir o desenvolvimento de estudos técnicos, para subsidiar políticas públicas voltas para os pequenos negócios, inclusive por meio da divulgação do  Auxílio-Educação.

Anderson Cabido, diretor de Operações do Sebrae-MG, destacou que a parceria irá aumentar a sinergia entre as entidades. “Não vamos economizar esforços para fomentar o desenvolvimento do estado. Esse acordo serve para trabalharmos com mais sinergia, visando o mesmo objetivo”.