O prefeito de Mariana, Duarte Junior, confirmou, nesta sexta-feira (13), a existência de trincas na barragem de Germano, a 2,6 KM de Bento Rodrigues, na zona rural de Mariana, na região Central de Minas Gerais. Contudo, Junior disse que os levantamentos ainda apontam que a instabilidade está controlada.

"Há uma trinca na parede selinha, uma das três da barragem do Germano. A Samarco não me confirmou oficialmente, mas sabemos que há essa trinca" disse o prefeito. Em nota, a empresa negou o fato.

Duarte Junior contou que teve acesso aos dados de monitoramento da barragem. Em um índice que vai de 0 a 2, que quanto mais perto de zero maior o risco, a barragem do Germano foi classificada em 1,22.

"Segundos esse índice, é considerado risco de rompimento quando o número chega abaixo de 1. Como ainda está acima, a princípio não há um risco iminente" concluiu.

A barragem Germano é a única do complexo da Samarco Mineração, na região Central de Minas Gerais, que ainda está de pé. As barragens Fundão e Santarém, romperam na última quinta-feira (5) e mataram seis pessoas, até o momento, deixando outras 19 desaparecidas.

Em nota, a Assessoria de Imprensa da Mineradora afirmou que "Inspeções da Samarco não indicam nenhuma trinca na barragem de Germano".