A captação de água do rio Doce que abastece a cidade de Governador Valadares (MG) foi suspensa no último domingo (8) e os reservatórios do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) estão vazios.

Devido essa escassez de água na cidade, a procura pelo o produto em pontos de venda tem sido muito grande, uma distribuidora de água mineral localizada no Bairro de Lourdes por exemplo, a fila avançou um quarteirão, e uma equipe da Polícia Militar precisou ir até o local para evitar tumulto e confusão.

As distribuidoras da cidade não têm capacidade de atender a necessidade de toda a população, em alguns estabelecimentos já não é mais possível encontrar água para comprar. Os Valadarense ainda sofrem com os oportunistas, que aproveita da calamidade para cobrar tarifas abusivas, mas esses casos já estão sendo investigados pela a Polícia Civil da cidade.   

A prefeitura disponibilizou 23 caminhões-pipa mas a quantidade não é suficiente para atender toda a demanda. A situação é preocupante, pois ainda não existe uma previsão para regulamentação de distribuição de água em Valadares.