Falta d’água afeta funcionamento de universidades em Governador Valadares
Duas instituições renomadas decidiram suspender as aulas até que a situação seja resolvida
A cidade de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, sente os reflexos da falta d’água provocada primeiramente pela longa estiagem e agora pela chegada de detritos do desastre ocorrido em Mariana, na Região Central do Estado, na última quinta-feira (05) que fez com que a captação de água fosse interrompida.
Duas renomadas universidades suspenderam as aulas até que a situação esteja sob controle. A UNIVALE (Universidade Vale do Rio Doce) interrompeu as aulas nesta terça-feira (10). A interrupção irá ate sábado (14) quando será realizada uma reunião para verificar os reservatórios de água da instituição.
A outra universidade que também suspendeu o calendário letivo foi a UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) que possui um campus em GV. A UFJF irá suspender as aulas a partir desta quarta-feira (11) e só deverá retomar o ano letivo após a normalização do abastecimento.
Em contrapartida, a rede municipal e estadual de ensino decidiu manter o calendário escolar. Segundo o coordenador do SAAE, Omir Quintino, muitos alunos destas escolas são de famílias carentes, que conseguem, na escola, comer e tomar banho, oportunidades que lhes seriam negadas em casa, diante da atual conjuntura.