Governador Valadares vive uma situação de emergência
ALERTA À POPULAÇÃO
Governador Valadares vive uma situação de emergência. Os moradores devem economizar água ao máximo e tentar garantir o abastecimento com as próprias reservas de água (caixas). A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros alertam ainda para que ninguém entre em contato com a água do rio Doce. Por causa da lama densa e contaminada que vem pelo rio, da barragem rompida em Mariana, foi preciso interromper a captação e o tratamento de água, por causa do alto nível de turbidez da água.
Desde às 13h deste domingo (8), a lama chegou a Governador Valadares. Mas, o pico maior da passagem dos resíduos ainda está previsto para às 21h, segundo os cálculos da CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), um dos órgãos que vêm monitorando a situação.
De acordo com as análises de órgãos federais e estaduais como a CPRM, Copasa, Agência Nacional de Água (ANA) e SAAE ainda não é possível prever quando o tratamento poderá ser restabelecido, porque ainda tem muita lama vindo nas águas do rio Doce. Nenhum tratamento é eficaz enquanto a lama não se diluir e passar.
A Prefeitura está em alerta constante informando a população e preparando um plano de emergência para o caso da escassez de água. Já solicitou atenção especial dos governos estadual e federal e à própria empresa causadora da tragédia.