Operação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente prende 75 pessoas
Ação visava combater o tráfico de animais silvestres
Uma operação deflagrada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente terminou neste domingo (25) com a prisão de 75 pessoas e a apreensão de 880 animais, entre répteis e aves. Além dos animais, também foram apreendidos 49 gaiolas, seis viveiros, 126 alçapões, duas armas de fogo, 19 redes de pesca e 11 kg de peixes.
A operação, que foi iniciada no dia 19, tinha como principal objetivo combater o tráfico de animais silvestres no Norte e Nordeste do Estado. As fiscalizações ocorreram nos municípios de Águas Vermelhas, Almenara, Araçuaí, Cachoeira do Pajeú, Coronel Murta, Divisa Alegre, Itaobim, Jequitinhonha, Medina, Pedra Azul, Ponto dos Volantes, Rio do Prado, Rubim, Salinas e Virgem da Lapa.
Dos animais, 592 deles estavam bem, mas 288 se encontravam debilitados devido aos maus-tratos e condições adversas e foram levados para o centro de triagem animal em belo horizonte, onde serão tratados e, muito em breve, devolvidos à natureza. Uma das espécies, encontrada em maior numero, foi a dos canários da terra, muitas vezes comercializados para rinhas.