Após 20 dias de greve, as agências bancárias do Leste de Minas retomaram as atividades nesta terça-feira (27). A greve foi encerrada depois de uma assembleia geral realizada na noite desta segunda-feira (26). Segundo o Sindicato dos Bancários de Ipatinga e Região (SEEB), o reajuste salarial foi de 10%, mas a categoria reivindicava 16% de aumento.As agências de bancos públicos e privados das cidades de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Governador Valadares, Caratinga, Teófilo Otoni e Timóteo voltaram a funcionar. De acordo com o termo de adesão da proposta, para regularizar o banco de horas, os bancários aceitaram abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total de 112 horas.

Segundo a secretária de saúde da Federação dos Trabalhadores das Instituições Financeiras (Fetrafi) e do Sindicato dos Bancários de Ipatinga e Região, Eliane Gomes Oliveira, além do reajuste salarial também foram aprovados outros benefícios como a participação nos lucros e a correção de 14% no vale-refeição e alimentação.

"Após muito debate conseguimos chegar a um denominador comum. Além do reajuste salarial, os demais benefícios foram praticamente todos atendidos. Foi avaliada a questão dos bancários estar expostos a todo tipo de situação como assédio moral e sexual. Além do pagamento para graduação e pós, melhorias nas condições de trabalho e segurança. Foi um ganho", disse a secretária.