Saae anuncia medidas para evitar desabastecimento em Valadares
Empresa contratou balsa flutuante com bombas já instaladas. Nível do Rio Doce atingiu 60 centímetros negativos neste domingo (25).
Para evitar o desabastecimento de água em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, a prefeitura, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) investiu em uma nova bomba de captação de água no Rio Doce. O novo equipamento passou a funcionar a partir desta segunda-feira (26) para tratar 300 litros de água por segundo.
A prefeitura informou que além da nova bomba submersa, o Saae contratou uma balsa flutuante de Ipatinga com bombas já instaladas para ajudar na captação de água. A medida teve que ser tomada depois que o nível do Rio Doce atingiu 60 centímetros negativos, na régua de medição, neste domingo (25).
Em função disso, as quatro bombas fixas de captação foram desligadas e uma delas queimou. Ficou funcionando apenas uma bomba submersa, tratando apenas 300 litros por segundo. Ainda na noite de domingo, o nível do rio voltou a 45 centímetros negativos e duas bombas voltaram a ser ligadas. Alguns bairros ficaram sem abastecimento ou a água chegou com pouca força para subir para as caixas.
Segundo a prefeitura, para garantir o abastecimento normal em toda a cidade é preciso tratar, no mínimo, 1000 litros de água por segundo.
Reforço
Ainda de acordo com a prefeitura, o número de caminhões-pipa foi reforçado em três turnos para atender à população em geral. Na manhã desta segunda-feira (26) os caminhões atenderam prioritariamente hospitais e escolas.
Com todas as medidas adotadas, o Saae espera conseguir voltar a tratar, pelo menos, 900 litros de água por segundo. “Mas é bom lembrar que, depois disso, ainda leva cerca de cinco dias para que todos os reservatórios encham e a situação se normalize para a população, que deve continuar a economizar água”, informou a prefeitura por meio de nota.