A chuva que caiu em Caratinga na noite de ontem (22/10) foi celebrada pelos caratinguenses. Nas redes sociais o assunto prevaleceu e internautas publicaram fotos e agradecerem pela providência divina. Muitos caratinguenses saíram de suas casas para o famoso “banho de chuva”, alguns se ajoelharam em agradecimento, outros festejaram. A chuva trouxe alegria para a população.

Desde o dia 28 de setembro a cidade enfrenta com mais dificuldade a crise hídrica. No início do mês a empresa Copasa, responsável pelo abastecimento de água, alertou a população sobre o baixo volume de captação de água no Córrego do Lage. Naquela data foi divulgado que a vazão normal captada de 180 para 158 litros de água por segundo, uma queda de 12,2%.

No dia 02 de outubro foi realizada a primeira coletiva à imprensa com mais um sinal de alerta à população e a gravidade da situação se tornou ainda mais explícita. A vazão normal de 180 caiu para 142 litros de água por segundo, uma queda de mais de 20% e foi quando tiveram início as manobras de abastecimento de água.

No dia 07 de outubro a empresa anunciou mais uma diminuição, de 180 para 125 litros de água por segundo, uma queda de 30,6%. No dia 15 de outubro, a redução já era drástica, 43,3%. No mais recente comunicado da empresa, no dia 20, a redução registrada foi 48,3%.

Em todos os comunicados um aviso “a situação é causada pelo prolongado período de estiagem na bacia hidrográfica do Córrego que, somado ao aumento do consumo de água devido ao forte calor, faz com que o abastecimento na cidade fique prejudicado”.

Na manhã desta sexta-feira está confirmada uma coletiva com representantes da Prefeitura de Caratinga e da empresa Copasa. Ainda não se sabe o quanto a chuva da noite de ontem contribuiu para minimizar os transtornos da crise hídrica e o quanto ainda será necessário chover. De acordo com a assessoria da Prefeitura, a princípio, está mantida a publicação de um decreto de Situação de Emergência em Caratinga, mas os fatos somente serão esclarecidos durante a coletiva prevista para começar às 10h30.