Modelo internacional abandona carreira para se dedicar ao Enem
Flávia Ker Miranda estuda 10 horas por dia e pretende cursar economia. Modelo deixou o exterior e retornou para o Leste de Minas Gerais.
A modelo Flávia Ker Miranda Ferreira, de 20 anos, sempre teve duas paixões: a passarela e a economia. Mas ela decidiu interromper um sonho para se dedicar a outro. Atualmente, Flávia usa 10 horas do dia para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e, com a nota, pretende cursar ciências econômicas.
A mineira de Ipatinga começou a atuar como modelo fotográfica e de passarela aos 14 anos. Dois anos depois mudou-se para São Paulo onde se profissionalizou. Em pouco tempo, Flávia foi convidada trabalhar no exterior.
"Em 2010, ainda adolescente, fui morar sozinha em uma capital e me dediquei bastante à oportunidade que estava tendo. Com pouco tempo fui para Nova Iorque e Buenos Aires. No final do ano passado decidi que deixaria o sonho das passarelas em segundo plano, para dedicar aos estudos", conta.Em janeiro deste ano, ela retornou para Ipatinga com o intuito de conciliar os dois sonhos da sua vida.
"Não abandonei o sonho de ser modelo, apenas dei um tempo. Prendendo prestar vestibular nas grandes capitais para conciliar os dois trabalhos. E, no futuro, também quero fazer um curso de teatro. Antes mesmo de entrar no mundo da moda, sempre conversei com meu pai sobre política e economia. É uma área que me interessa. Gosto de entender sobre a situação do país, desde pequena sou assim", comenta.
Preparação
Flávia trocou as capas e fotografias das revistas L'Official, Elle, Vogue, Marie Claire, Glamour e Capricho, pelos os livros e apostilas de português, exatas, biologia e inglês. Apesar de ter parado de estudar por três anos, ela afirma que não sentiu dificuldades para retornar à sala de aula.
"Sempre fui dedicada. Quando voltei para Ipatinga, me matriculei em um cursinho, e, desde então, tracei um plano de estudo. As aulas no pré-vestibular são de segunda à sábado. Cheguei a reduzir os acessos às redes sociais para não perder o foco", afirma.
Depois que retornou aos estudos, Flávia chegou a fazer alguns trabalhos na capital mineira. “Fiz algumas fotos no início do ano, mas nada demais, para não desviar do meu objetivo, que é passar em uma faculdade federal”, explica. Em 2014, ela tentou o Enem pela primeira vez, apenas para testar os conhecimentos.
A jovem estudante faz planos para o futuro e espera conseguir atuar nas duas áreas. "Acredito que posso ser uma profissional da área da moda e viver disso, mas também quero ser formada em algo que gosto para ter opções futuramente", conclui.