Servidores Municipais fazem manifestação por melhores salários em Araçuai
Funcionários acusam a atual administração de não atender as reivindicações da categoria e de realizar com atraso o pagamento dos salários
Cerca de 120 servidores públicos municipais de Araçuai, na Região do Médio Jequitinhonha, fazem uma manifestação durante toda esta quarta-feira (21) em favor do cumprimento de acordos e benefícios salariais não pagos pela prefeitura.
.De acordo com Maria da Conceição Prates Ferreira, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Araçuai, (Sindispuma) , participam do movimento, funcionários de diversas secretarias, mas a grande maioria é de servidores da Educação, Saúde, Obras e Administração.
Os servidores começaram o ato ainda pela manhã, quando se reuniram em frente à sede do sindicato da categoria, que fica na avenida Bom Jesus, a pouco mais de 200 metros da Câmara dos Vereadores.
Em seguida, eles fizeram uma passeata pelas principais ruas do centro comercial, passando pelo setor bancário, levando faixas e cartazes e distribuindo panfletos com a pauta de reivindicações da categoria.
Exigimos pagamento das progressões de carreira, ajuste salarial, pagamento em dia dos salários , e cumprimento do Plano de Cargos e Carreira”, disse Conceição Prates.
Ela informou que desde novembro do ano passado vem tentando um acordo com o prefeito municipal Armando Paixão (PT).
Já entregamos a pauta de reivindicações. Retomamos o diálogo em agosto deste ano. Ele ouve a categoria, sabe dos nossos direitos mas não reage, não faz nada”, diz a presidente do Sindispuma.
Ela acusa a atual administração de desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal com o excesso de contratações de funcionários sem concurso.
Existem atualmente 415 efetivos e mais de 600 contratados. Muito superior ao que existia na administração anterior. A máquina está inchada. É preciso fazer cortes nos gastos”, defende a sindicalista.
“ É preciso tratar o servidor com respeito e dignidade. Já não sabemos mais o dia certo que são pagos nossos salários. Por lei é sempre no quinto dia útil, mas agora, costuma sair até com 10 dias de atraso. Estamos pagando juros aos nossos credores e o desconto é feito no salário que já é humilhante”, lamenta a serviçal Magna Pereira dos Santos.
Após a passeata os servidores seguem para a sede do Sindispuma onde vão decidir sobre a continuidade do movimento.
Está prevista uma nova paralisação no próximo dia 27 caso o prefeito não atenda às reivindicações da categoria.
Por telefone o prefeito disse à reportagem que se encontrava em reunião em Belo Horizonte e que trataria da situação nesta quinta-feira ( 22 ).