Reportagem da TV Brasil registra riqueza cultural do Vale do Jequitinhonha
A equipe do Caminhos da Reportagem viajou pelo Baixo, Médio e Alto Jequitinhonha para conhecer essa região tão marcada pelo contraste.
Quem viaja pelo Nordeste de Minas Gerais pode se surpreender com as diferentes paisagens ao longo do caminho.
Ali, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica se sucedem ao longo do percurso e exercem forte influência sobre a cultura, as crenças e as tradições de sua gente. É nesse cenário que encontramos o Vale do Jequitinhonha.
A equipe do Caminhos da Reportagem viajou pelo Baixo, Médio e Alto Jequitinhonha para conhecer essa região tão marcada pelo contraste.
Se de um lado, o Vale luta para se livrar do estigma de “Vale da Miséria”, de outro, é dono de paisagens exuberantes, de um forte potencial turístico e de um riquíssimo patrimônio histórico-cultural.
Dona Lira Marques, artesã de Araçuai que preserva a cultura afro-indígena, manifesta na sonoridade dos corais, nas cores fortes do artesanato, na peculiaridade de seus temperos e na sabedoria popular fincada nas raízes negra e indígena.
Lira Marques, artesã com fortes raízes afro-indígenas.
Falar do Vale do Jequitinhonha é falar de Seu Ulisses, Dona Elza Có, de Lira Marques e de tantos outros personagens que fazem desta terra o Vale da cultura, das tradições e da sabedoria.
Confira a reportagem- : http://goo.gl/tEcTYF ou clique no link Videos, do lado direito da página principal do jornal Gazeta