Berilo: Impasse em Lelivéldia será motivo de audiência da ALMG
Deputado Jean Freire requereu a audiência para se debater o assunto e tentar resolver o problema
Em vista da grande tensão em Lelivéldia, distrito de Berilo, no Vale do Jequitinhonha, entre moradores locais e caminhoneiros que transportam eucaliptos, o deputado estadual Dr. Jean Freire encaminhou à Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais um requerimento para que seja realizada uma audiência para se debater o assunto.
Toda esta questão veio à tona na última quinta-feira (10), quando um motociclista de 25 anos, morador do distrito, morreu atropelado por um caminhão que transportava eucaliptos. O acidente provocou a revolta da população local, que bloqueou o trecho da rodovia LMG-677, que atravessa Lelivéldia, na sexta-feira (11).
Dr. Jean esteve no local para mediar um acordo entre as transportadoras e os moradores, para que fosse resolvido este impasse. Após uma tensa negociação, foram liberadas somente 47 carretas que estavam paradas ali, com a condição de que nenhuma outra carreta com a carga de eucalipto passaria por ali até ser resolvida a situação.
Após denúncia de que alguns motoristas haviam descumprido o pacto firmado na sexta-feira e que estavam circulando nesta segunda-feira (14) no local, os moradores de Lelivéldia voltaram a bloquear o trecho, gerando uma nova tensão, que só foi resolvida com a chegada do deputado Jean Freire, que se reuniu com a Polícia Militar e autoridades locais, a fim de estudar uma solução para o problema.
Ficou acertada uma reunião em Belo Horizonte com a presença de representantes do governo estadual, do DER, da diretoria da Suzano, empresa responsável pelo transporte do eucalipto, e de uma comissão de moradores de Lelivéldia. O deputado Jean Freire ficou responsável em articular esta reunião para buscar alternativas para o problema.