Os mineiros estão se destacando na edição 2015 do Jogos Escolares da Juventude, maior competição estudantil do Brasil, que tem as disputas de jovens de 12 a 14 anos realizada em Fortaleza. A competição que se iniciou no último dia 3 será encerrada no dia 12 de setembro.

Minas Gerais enviou 76 alunos-atletas para as modalidades individuais e 83 para as modalidades coletivas. Os participantes se classificaram durante as etapas dos Jogos Escolares de Minas Gerais, realizado em parceria entre a Secretaria de Estado de Esporte e a Secretaria de Estado de Educação.

Os mineiros estrearam bem no primeiro dia de competições nas modalidades coletivas em Fortaleza, na terça-feira, dia 8 de setembro. Das 8 partidas disputadas,  vencemos 7.  No basquete feminino, destaque para a aluna-atleta Kamilla Soares do Centro Educacional Mendes e Santos de Montes Claros, que marcou 32 pontos na partida, levando  Minas Gerais à vitória folgada por 47 a 18 contra  a equipe do Amazonas.  No masculino, o Colégio Santo Agostinho de Belo Horizonte não estreou bem. Placar final: 58 a 27 para o Rio de Janeiro.

No futsal masculino, o Colégio Batista Mineiro de Belo Horizonte venceu a equipe de Tocantins por 5 x 3. Uma vitória importante logo na estreia que nos coloca em uma posição favorável, considerando nossa chave, ressaltou o técnico do Batista professor Antônio Augusto. No feminino, a E.E. Paraisense de São Sebastião do Paraíso venceu a equipe de Pernambuco por 5 x 1.

No handebol só alegria. Vitória da E.E. Cesário Coimbra de Muzambinho por 14 x 13 contra as meninas de São Paulo. No masculino, a moçada do Colégio Padrão de Montes Claros venceu o Mato Grosso do Sul por 32 a 20.

No voleibol, dobradinha mineira.  2 sets a 0 nas duas partidas. No feminino, vitória da E.E. Domingos de Figueiredo de Varginha contra Tocantins, parciais de 25×05 e 25×05. No masculino, vitória da E.E. Padre Henrique Peeters de Campo Florido contra Goiás, com parciais de 25×13 e 25×11.

 

Liderança mineira também nas modalidades individuais

Já nas competições das modalidades individuais nos Jogos Escolares da Juventude – Etapa 12 a 14 anos, Minas Gerais conquistou 11 medalhas, sendo 4 de ouro, 3 de prata e 4 de bronze. No atletismo, os mineiros conquistaram 5 medalhas. Destaque para João Victor de Oliveira do Colégio Apogeu de Juiz de Fora que conquistou 2 medalhas: ouro nos 100 metros com barreira e bronze nos salto em distância. E juiz de Fora faturou mais uma medalha de prata nos 1.000 metros rasos com a aluna-atleta Noemi Alves do Colégio Apogeu. No pentatlo, prata para Rafaela Cristine de Souza da E.M. Vitalina Rossi de Poços de Caldas.  No arremesso de peso, medalha de bronze para a aluna-atleta Thaís Zanfrilli da E.E. Chico Resende de Lagoa da Prata.

Do atletismo para a ginástica rítmica. A aluna-atleta Vitória Guerra do Centro Educacional Mineiro de Belo Horizonte, comandada pela experiente professora Maria Inês Machado, conquistou uma medalha de prata no aparelho corda.

Na natação, mais 4 medalhas. Destaque para o aluno-atleta Eduardo Oliveira do Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte que faturou 2 medalhas de ouro, nos 200 e 400 metros livre. No feminino, Luisa Amaral do Colégio Santo Agostinho de Nova Lima  conquistou o terceiro lugar  na prova de 400 metros livre. Nos 50 metros peito, medalha de bronze para o aluno-atleta Lucas dos Anjos do Centro Educacional Pirlimpimpim – São Paschoal de Uberlândia.

No xadrez, brilhante participação do aluno-atleta Vítor Fróis do Colégio Atena de Araxá. Medalha de ouro nos Jogos Escolares da Juventude em Fortaleza Etapa – 12 a 14 anos.

 

Sobre os Jogos Escolares da Juventude

Maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude reúnem jovens de 12 a 14 anos (disputadas entre dia 3 e 12 de setembro em Fortaleza/CE) e de 15 a 17 anos (disputadas entre 12 e 21 de novembro em Londrina/PR), de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades. A competição foi criada pelo Comitê Olímpico do Brasil em 2005 e conta com o apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo.

Atualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas de 3.950 cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB, reúne em cada faixa etária cerca de 4 mil atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal.