Uma equipe da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (CEDEC), Chefiada pelo Cap PM Marcone Pinheiro Duarte e composta por Militares Estaduais da PMMG, realizou no município de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, Sede da 222ª Companhia de Polícia Militar, o credenciamento de pessoas físicas e jurídicas para transporte e distribuição de água potável para consumo humano através de caminhões pipas.

Tal credenciamento foi destinado para atender as regiões assoladas pela seca ou estiagem, após as prefeituras municipais decretarem situação de emergência ou estado de calamidade pública. O credenciamento, no Estado de Minas Gerais, teve como objetivo atender 129 rotas em 53 municípios que encaminharam previamente suas necessidades. Inicialmente foram credenciados 249 pipeiros interessados, sendo que para as rotas com mais de um candidato ocorreu o sorteio. 

Em Araçuaí, o credenciamento ocorreu no período de 23 a 27 de agosto de 2015. Após a seleção foram confeccionados os contratos com os proprietários que tiveram os caminhões vistoriados e aprovados conforme requisitos previstos no Edital de credenciamento (publicado no Minas Gerais n. 146, de 07Ago2015). Ocorreu simultaneamente a instalação de aparelhos GPS para controlar a movimentação. 

Os primeiros contratos foram publicados no Minas Gerais n. 123, de 27Ago2015 já estando em condições de iniciar a distribuição da água. A operação pipa realizada pela CEDEC levará água a mais de 900 localidades atingidas pela seca. 

O Sr. Murilo Moraes de Araújo, um dos Pipeiros vistoriados em Araçuaí, informou que ser credenciado é fundamental para que possa levar água de boa qualidade às pessoas carentes, pois o seu veículo será vistoriado por pessoas capacitadas, o que tranquiliza a população. Já o Sr. Kairo Santos Alves Pereira, também Pipeiro, disse que a população deve ter a consciência da importância da revitalização dos rios e córregos, pois a água é um bem insubstituível. 

No nordeste mineiro a Defesa Civil é realizada através de seu depósito avançado na cidade de Teófilo Otoni, Sede da 15ª RPM, que tem armazenado em seu estoque, para apoiar os municípios em situações de emergência, cestas básicas, kit de higiene pessoal, cobertores, colchões e lona plástica. Ele funciona de segunda a sexta e atende as 60 cidades que estão sob a responsabilidade territorial da 15ª Região de Polícia Militar, nos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus. O seu Gerente é o 1º Sargento Valdemir Rodrigues e o seu Coordenador Regional é o Comandante da 15ª Região de Polícia Militar, Coronel PM Aroldo Pinheiro de Araújo.