Fórum Regional do Vale do Rio Doce registra recorde de participantes
Evento, sediado em Governador Valadares, debateu aumento do efetivo policial, ampliação do SAMU, dentre outras reivindicações
Com mais de 850 inscritos, o Território do Vale do Rio Doce registrou recorde de participantes na segunda etapa dos Fóruns Regionais de Governo, neste sábado (29/8/15), no Campus II da Univale, no Bairro Universitário, em Governador Valadares. Como nos encontros anteriores, o evento contou com a participação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio de sua Comissão de Participação Popular. Parceira do Governo, a Assembleia, desde o início, vem acompanhando as atividades dos fóruns nos 17 Territórios de Desenvolvimento em que foi dividido o Estado, conforme suas características e demandas. Os fóruns têm o objetivo de fazer um diagnóstico das necessidades de cada região, com a participação da sociedade.
Segurança, saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento econômico foram algumas das prioridades apontadas pelos participantes do Território do Rio Doce. Entre outras demandas, eles reivindicaram aumento do efetivo policial na região, capacitação de professores, construção de hospitais e ampliação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), já que apenas o município de Governador Valadares conta com esse serviço em toda a região. Empreendimentos para geração de emprego e renda e investimentos em habitação e transporte foram outras reivindicações defendidas pelos participantes, no tocante aos eixos de desenvolvimento econômico e infraestrutura e logística.
A proposta dos Fóruns Regionais de Governo é criar um elo entre o poder público e a população, estimulando a participação popular, de forma a estabelecer um diálogo entre governo e sociedade, buscando traçar um diagnóstico dos principais problemas do Estado, com vistas à aplicação dos recursos orçamentários.