Policiais Militares da Unidade Ambiental de Araçuai, no Vale do Jequitinhonha realizaram de 24 a 28 de agosto,  a Operação Mata Atlântica III. A operação teve como foco o cumprimento de pedido do Ministério Público Estadual para fiscalizar áreas de desmatamento e garimpo ilegal na região.

A operação atingiu os municípios de Araçuai, Virgem da Lapa e Coronel Murta.

Foram lavrados 11 autos de infração, totalizando R$ 36.036,49 em multa.

No distrito de Barra do Salinas, a 18 km de Coronel Murta, foram apreendidas 700 gramas de nitrato, três armas de fogo e 14 quilos de emulsão usados para desmonte de pedras no garimpo. No local, foram feitos três autos de infração por garimpo ilegal.

 Ainda no município de Coronel Murta, duas pessoas foram autuadas por extração ilegal de areia na região do Jatobá, às margens do rio Jequitinhonha.

Em Araçuai, na divisa com  o município de Virgem da Lapa, foi apreendida uma draga que estava extraindo ouro no rio Araçuai. O proprietário da draga, natural do Maranhão, foi multado em R$ 3.752 reais.

Onze policiais e 5 viaturas foram fizeram parte da operação.

A Polícia Ambiental pede que a população continue contribuindo com informações sobre agressões ao meio ambiente,  entrando em contato com o Disque Denúncia através do 190.