Novo reitor da UFVJM toma posse em Brasília
Presente na Universidade há quase uma década, o novo reitor destacou o envolvimento de todos para transformar a UFVJM em uma grande universidade.
Tomou posse na última segunda-feira, 10 de agosto, em cerimônia realizada no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, o novo reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), professor Gilciano Saraiva Nogueira.
Presente na Universidade há quase uma década, o novo reitor destacou o envolvimento de todos para transformar a UFVJM em uma grande universidade: “Nós já somos uma universidade grande, em muito pouco tempo, e nós temos que valorizar o trabalho de todos que fizeram essa universidade chegar aonde ela está hoje”, afirmou Gilciano.
Durante a solenidade, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, ressaltou a importância da Universidade para a região. “Pensei na incumbência do reitor, dos gestores, dos professores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri de reverter a situação e de fazer com que a região prospere”, disse Janine. “Há um alinhamento da preocupação social com o empenho de dar condições materiais e de infraestrutura para que ela se realize”, concluiu.
Estiveram também presentes na cerimônia o secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa; secretário de Educação Superior do MEC, Jesualdo Farias; e vice-reitor eleito da UFVJM, professor Cláudio Eduardo Rodrigues, que deverá tomar posse ainda este mês, na Universidade.
Legenda: Secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa; reitor da UFVJM, Gilciano Saraiva Nogueira; ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro; secretário de Educação Superior do MEC, Jesualdo Farias; e vice-reitor eleito da UFVJM, Cláudio Eduardo Rodrigues.
Currículo
O novo reitor da UFVJM, professor Gilciano Saraiva Nogueira possui graduação (1995) em Engenharia Florestal, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); mestrado (1999) e doutorado (2003) em Ciência Florestal, também pela UFV; e pós-doutorado (2010) pela University of British Columbia, Canadá. Atualmente, é professor associado do Departamento de Engenharia Florestal e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Florestal da UFVJM. Desenvolve pesquisas nas áreas de mensuração florestal e de manejo florestal.
Já desempenhou várias funções administrativas na UFVJM, destacando-se: chefe do Departamento de Engenharia Florestal; vice-diretor da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA); assessor de Assuntos Estratégicos; presidente da comissão de implantação do programa Reuni na Universidade; coordenador do Planejamento Estratégico da UFVJM para o período 2009-2013; presidente da comissão de elaboração do Plano Diretor Físico do Campus JK e do Campus do Mucuri; coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica e de Proteção ao Conhecimento da UFVJM; diretor da Faculdade de Ciências Agrárias e membro de conselhos deliberativos (Consu, Consepe e Congregação da FCA).
A UFVJM
A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) foi instituída em 2005, e atualmente possui campi em quatro municípios: Campus I e Campus JK (sede), localizados em Diamantina; Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni; e os campi em Janaúba e Unaí. Oferece 52 cursos de graduação, 20 de pós-graduação e 11 polos de educação a distância.