Correspondente do Caixa Aqui é vitima de golpe do falso depósito em Araçuai
Falsários se passam por funcionários da área técnica da Caixa Federal para aplicar o golpe
Um golpe que está sendo aplicado em todo o país, foi usado por uma quadrilha em Araçuai, no Vale do Jequitinhonha .
Por telefone, um homem se passou por funcionário da área técnica da Caixa Federal e em conversa com uma atendente do Caixa Aqui, de uma loja de eletrodomésticos da cidade, informou à ela de que precisava atualizar o sistema de cartões. Ele forneceu alguns números, afirmando que eram códigos de segurança para configuração do sistema .
Após a atendente acreditar na conversa, foi orientada a efetuar depósitos em contas de terceiros . O golpista alegou que se tratava de uma simulação e que não acarretaria em débito para o Caixa Aqui.
“ Se a funcionária errava algum número na digitação, ele orientava a correção argumentando que não podia haver erros na conclusão da atualização”, contou José Antonio Gomes de Sousa, correspondente do Caixa Aqui e proprietário da loja onde foi instalado o ponto.
Ao final da tarde, ao conferir as transações do dia, ele percebeu que havia sido vítima de um golpe.
Na verdade, as digitações dos códigos eram falsas autorizações de depósitos em 14 contas em nome de diversas pessoas, localizadas em agências da Caixa em Goiânia, Goiás. Foram sacados R$ 20.941,00.
“ Ao término da falsa operação, o golpista pediu que a operadora desligasse o computador por 10 minutos para confirmar a tal atualização. Foi o tempo que ele utilizou para fazer os saques”, informou José Antonio que teve de pagar pelo prejuízo.
“ O golpista foi muito convincente e mostrou que conhece bem o sistema. Infelizmente estamos vulneráveis”, afirmou José Antonio.
O golpe foi aplicado após dois meses do credenciamento do comerciante como correspondente do serviço, no dia 3 de julho. Ele registrou um Boletim de Ocorrências mas não tem esperanças de recuperar o prejuízo.
O Caixa Aqui é um serviço disponibilizado pela Caixa Econômica a correspondentes credenciados . Ele é instalado na maioria das vezes em estabelecimentos comerciais e prestam serviços bancários aos usuários.
Após ser informada pelo comerciante sobre o golpe, a Caixa Federal encaminhou ofício a todos os correspondentes informando que a instituição não liga para correspondentes solicitando senhas ou códigos de convênios e nem mesmo pedindo para efetuar alguma transação por telefone.
“Não fomos treinados para lidar com esse tipo de golpe. Um funcionário da Caixa Federal veio até aqui e ensinou apenas como funciona o sistema”, lamentou José Antonio.
Ele disse ainda que pagou por um seguro que não cobre esse tipo de prejuízo. “ Só cobrem assalto”, informou o comerciante.
A Caixa informou que já alertou aos correspondentes que em casos como esses, desliguem o telefone e que os prejuízos que ocorrem sem acatamento das orientações correm por conta dos responsáveis pelos Caixa Aqui