O deputado estadual Arlen Santiago sempre lutou pela garantia de direitos e por melhorias na vida dos povos indígenas. Atento às demandas das etnias, o parlamentar busca junto aos órgãos e entidades, desde o início de seu mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em 1999, o desenvolvimento de iniciativas que valorizem e atendam as necessidades dessas comunidades localizadas, principalmente, no Norte de Minas.

 

O trabalho do Deputado, juntamente com o Governo anterior, contribuiu, não somente para a melhoria da qualidade de vida, como também, para o resgate das tradições e dos costumes próprios dos povos indígenas. Em São João das Missões, por exemplo, onde o parlamentar é Majoritário, foram conquistados, nos últimos anos, grandes investimentos nas áreas de educação, saúde e infraestrutura, como a construção de 36 escolas e a aquisição de equipamentos, promovendo uma elevação na autoestima de toda comunidade escolar; a construção da Unidade Básica de Saúde e a perfuração de poços. Além da liberação de recursos para compra de patrol para construção de estradas; e doação de ônibus, ambulância e demais veículos para atendimento à população, entre outras ações.

A atuação do Deputado em sua legislatura se pauta em buscar para os povos indígenas uma legislação específica que compreenda a necessidade de que os profissionais e os servidores que atuam nas escolas indígenas sejam pessoas do convívio das etnias. Desta forma, será possível garantir, de acordo com o Deputado, o acesso ao conhecimento, sem negar as particularidades culturais e a identidade dos grupos.    

Dentro das propostas de atuação da Secretaria de Estado de Educação (SEE), na última semana foi anunciado pelo órgão, por meio da implantação da Comissão Estadual de Educação Escolar Indígena, estudo para criação da categoria escolar indígena e da carreira do professor indígena, reivindicações antigas do deputado Arlen Santiago.

“Foi dado um passo para o avanço da qualidade da educação nas comunidades indígenas. Para que ela seja realmente diferenciada e adequada às questões culturais é necessário que os profissionais pertençam às sociedades envolvidas no processo escolar. Dessa forma, para que as medidas anunciadas não fiquem apenas na promessa, vamos acompanhar de perto a fim de que sejam implementadas o quanto antes, contribuindo, principalmente, para a manutenção das tradições e hábitos desses povos”, declarou Arlen Santiago.

Comunidade Quilombola

Na última semana, a secretária Macaé Evaristo esteve no município de Matias Cardoso, onde também visitou a comunidade Quilombo da Lapinha, sendo recebida pelo Prefeito Edmárcio Moura, vice, vereadores, secretários, lideranças e moradores da comunidade. A Secretária ressaltou a importância da participação da comunidade na construção de uma educação de melhor qualidade.

 

“É fundamental uma atuação próxima da população, pois só assim é possível comprender as demandas de cada lugar e traçar objetivos específicos que atendam de forma eficaz toda a comunidade”, afirmou Arlen Santiago, que entre tantas reivindicações para o município de Matias Cardoso, solicitou, por diversas vezes em seus mandatos, a instalação de rede de iluminação na comunidade de Quilombo da Lapinha e a inclusão dos moradores da zona rural da cidade no Programa Nacional de Universalização e Uso da Energia Elétrica.