Almenara: Vereador Sandro Augustinho investiga matança irregular de cães no canil municipal
Nesta segunda-feira (13), o vereador Sandro Augustinho, da Câmara Municipal de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, esteve no canil municipal acompanhado pelo Tenente Eler e o Sargento Lúcio Mauro, ambos da Polícia do Meio Ambiente, para esclarecer todas as dúvidas a respeito da matança irregular de cães no local.
Descobriu-se que o veterinário Geraldo Veloso, responsável pelo canil, que deveria trabalhar ali, não aparece no local há mais de oito meses, de acordo com os funcionários do canil. Eles ainda informaram que o procedimento para sacrifício dos animais é feito com o carrapaticida Ectofós, inadequado para o procedimento.
Segundo uma renomada clínica veterinária de Almenara, animais com leishmaniose, ou outro mal que coloque em risco a população, deve proceder primeiramente de uma sedação do animal, para depois aplicar o medicamento letal, o que não causa nenhuma crueldade ao mesmo.
Após a ação policial de vistoria do local, juntamente com o vereador Sandro, foi feito um Boletim de Ocorrência e uma notificação será encaminhada ao Ministério Público, para que o médico veterinário responsável pelo local seja questionado sobre a situação calamitosa.