A cidade de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, recebeu uma excelente notícia: o governador Fernando Pimentel irá assinar, na próxima segunda-feira (13) uma ordem de serviço para que sejam iniciadas as obras de recuperação da ponte da cidade.

Apenas para relembrar: no início deste ano, precisamente no dia 10 de janeiro, a ponte, que liga o centro da cidade ao Bairro Cidade Nova e à BR-367, teve sua estrutura abalada após a passagem de duas carretas bitrem carregadas com pesadas pedras de granito. A passagem dos veículos simultaneamente provocou o afundamento de um dos pilares, provocando a interdição da estrutura, que ficou fechada durante quase quatro meses, causando transtornos para toda a região.

A liberação só foi possível após uma obra de reforma emergencial. Atualmente, a capacidade máxima dos veículos para circular sobre o elevado é de 24 toneladas, o que causa prejuízos aos carreteiros, que, por possuir cargas muito mais pesadas, têm que fazer um desvio, aumentando os custos de transporte.

Um projeto de aumento da capacidade atual de carga da ponte para 45 toneladas já foi concluído e deverá ser licitado em breve. O diretor geral do DER, Célio Dantas, destacou que durante a execução destas obras não será necessária a interrupção do tráfego de veículos.

A estrutura será reformada e terá sua capacidade aumentada para 75 toneladas. Além disto, as passarelas para pedestres ganharão proteção nas laterais, aumentando a segurança de quem transita pela ponte.

Só quem depende da ponte é que entende a falta que ele fez durante os quase quatro meses de interdição no início do ano e dá as boas-vindas a esta obra de restauração, que a tornará mais segura tanto para pedestres quanto para motoristas.