Aconteceu nesta quarta-feira (08), na cidade de Jequitinhonha, no Vale de mesmo nome, uma caminhada de cerca de 500 famílias na luta por moradia e por terra das ocupações São Geraldo (sem teto) e Aurora (sem terra).

Eles caminharam das ocupações até a prefeitura da cidade, onde se reuniram com a Prefeita Iracilda Dias (Sinha) e representantes da Mesa de Negociação do Governo do Estado, Rural Minas e COHAB. Pediram ao Estado que participasse efetivamente das negociações de modo que seja uma mesa de soluções e não de despejo. E assim que a Advocacia Geral do Estado encaminhasse pedido de suspensão da liminar da reintegração de posse para que houvesse tempo favorável para o amadurecimento das negociações, já que os proprietários da Fazenda Aurora querem negociar com o INCRA.

Foi pedido também articulação da Prefeitura e Governo do Estado para garantia de fornecimento de água e luz que são como a moradia digna e o acesso a terra direitos.

Os encaminhamentos foram um pedido de reunião com CEMIG e COPASA (quer será agendada) e reunião com o INCRA, que já foi agendada para a próxima sexta feira em Belo Horizonte.

Na caminhada houve demonstrações de solidariedade e apoio à luta das Ocupações da Izidora em Belo Horizonte.