A Câmara Municipal de Almenara, através da Comissão Temporária de Estudos do Atendimento Primário da Saúde Pública no Município de Almenara, constituída no dia 24 de junho e composta pelos vereadores Alexsandro Ferreira Souza (Sandro Augustinho –Presidente),Enivanda Alves Miranda (Vanda Miranda - Vice-Presidente), Leandro Rocha Santos (Leo Rocha – Relator) e Márcia Rodrigues Souza Ferraz (Suplente), entrou em ação no dia 6 de julho deste ano de 2015. A primeira Unidade Básica de Saúde a ser visitada pela Comissão foi a UBS Dr. Waldir Sousa Silva, no Bairro Cidade Nova, ocasião em que os Vereadores Leo Rocha e Sandro Augustinho pormenorizaram todas as atividades daquela unidade, sendo ali recepcionados pela enfermeira Meire Veloso Pereira, responsável por aquela unidade.

Na mesma oportunidade, o presidente e o relator da Comissão ouviram várias pessoas que esperavam atendimento, obtendo, portanto, tanto por parte da responsável pela UBS quanto das pessoas que esperavam atendimento, preciosas informações para melhor entendimento daquela unidade de saúde. A intenção, segundo os vereadores Sandro Augustinho e Leo Rocha, é verificar se tudo está funcionando de acordo com as normas estabelecidas e satisfação da população. A questão mais aguda a ser verificada pela Comissão vai de encontro ao horário de atendimento dos médicos, queixa recorrente nas reclamações dos usuários das UBS em Almenara. “Aspectos físicos e materiais utilizados nas UBS também serão vistoriados pela Comissão. E o que estiver errado levaremos ao conhecimento da justiça para as devidas medidas judiciais cabíveis, doa a quem doer”, ressaltou o Presidente da Comissão, Vereador Sandro Augustinho. Ele observou, ainda, que na UBS Cidade Nova tem um gabinete odontológico que não funciona, o que, segundo ele é um absurdo, “pois os moradores daquele bairro também merecem tratamento dentário digno e gratuito.” 

Para os Vereadores Sandro Augustinho e Leo Rocha, o importante é que o Município de Almenara, via Secretaria Municipal de Saúde, ofereça atendimento digno e humanizado para a população almenarense, assim como determina as normas de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde. E completam: “todas as unidades de saúde de Almenara serão visitadas e um relatório será feito para dirimir dúvidas e funcionamento de cada uma, pois o que interessa no contexto geral é uma prestação de serviço a contento de toda a comunidade.”