Almenara: Legislativo Municipal cobra mais eficiência das operadoras de celular
No mês de março deste ano, o Presidente da Câmara Municipal de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, Vereador Geraldo Antônio Tadeu Fonseca, Dino Fonseca, através do Ofício (GAB/CAMAL/034/2015), em atendimento ao Requerimento nº 36/2015, de autoria do Vereador Leandro Rocha Santos, Leo Rocha, encaminhou comunicação ao Sr. Aristóteles dos Santos (Ouvidor da ANATEL) requerendo da Agência Nacional de Telecomunicações, providências urgentes quanto aos serviços prestados pelas Operadoras de Telefonia Móvel Oi e VIVO no município.
Em resposta, a Operadora VIVO destacou, através do Ofício 0026/2015, que atualmente o município de Almenara é atendido por meio de duas Estações de Rádio Base – ERBs com tecnologia 2G. E mais, enfatizou a VIVO via o Sr. Ricardo Mascarenhas Lopes Cançado Diniz (Relações Institucionais – Regional MG.): “Temos a satisfação de informá-lo que estão previstos para 2015, novos investimentos como ativação da tecnologia 3G.
Cabe ressaltar que através de levantamento foi verificado que as interrupções de serviços registradas nos últimos meses foram ocasionadas por instabilidade no suprimento de energia elétrica e/ou falha no sistema de transmissão que já foram tratadas de forma periódica pela área técnica da empresa.
A Telefônica/VIVO vem desenvolvendo continuamente esforços para ampliar e modernizar a rede de serviços, sempre em busca de excelência e satisfação de seus clientes.”
Por sua vez, a Empresa Oi, através do Sr. Marcos Antônio Borges, Diretor de Relações Institucionais, assim se pronunciou:
“A Oi encaminhou técnicos ao município de Almenara para avaliação do sinal de telefonia móvel, e aproveitamos para informar que este município é atendido por tecnologia 2G, com cobertura satisfatória, superior aos padrões estabelecidos pela Anatel, que é acima de 80%.
Por oportuno, informamos ainda que, está previsto a ampliação de 1 site para os próximos meses, que deverá melhorar ainda mais o serviço.
O serviço de telefonia móvel, nos termos da lei federal e da regulamentação da Agência Reguladora, é prestado sob o regime privado, caracterizado pela presença de viabilidade econômica, técnica e de mercado para sua implantação e manutenção.”
A propósito, o Presidente Dino Fonseca salientou que, mesmo diante de tais esclarecimentos das Operadoras VIVO e Oi, a Câmara Municipal de Almenara está atenta a todos os justos pleitos da população, e que a telefonia móvel no município precisa de melhorias urgentes, assim como anseia os usuários destas prestadoras de serviço.